Dispositivos de contenção viária - Salvando vidas nas estradas

Rodovias que perdoam

As rodovias estão integradas ao cotidiano das pessoas. Através delas o alimento é transportado, os trabalhadores se deslocam, as famílias se encontram, portanto, a rodovia deve ser um ambiente seguro.

Infelizmente, cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem no mundo a cada ano em consequência de acidentes de trânsito (3 mil pessoas por dia) e outras 50 milhões sofrem lesões que as incapacitam parcial ou totalmente. No Brasil mais de 40 mil vidas são perdidas por ano. Na América Latina (de acordo com dados de 2016 da OMS) os acidentes causaram mais de 110 mil mortes, 1 milhão de ferimentos graves e um custo de US$ 224 bilhões aos países (4,4% do PIB regional).

Acidentes de trânsito ocorrem por causas diversas, relacionadas com as condições das vias, condições dos veículos e comportamento dos condutores.  Rodovias devem ser construídas e operadas de forma que não se constituam em um fator causador de acidentes; ao contrário, devem contribuir para a diminuição do impacto de uma eventual falha humana ou mecânica que possa resultar em acidentes de trânsito.

A boa notícia é que a comunidade rodoviária, a indústria automobilística, governos e autoridades relacionadas com o setor e a sociedade em geral vêm mobilizando esforços que já começam a apresentar resultados na reversão dos índices de acidentes e suas desastrosas consequências.

O conceito de “Rodovias que Perdoam” proposto pela ONU no âmbito de sua campanha “Década da Segurança Viária”, com a participação da OMS e IRF, leva em conta o fato de que motoristas podem perder o controle dos veículos e causar acidentes, seja por um erro de conduta ao volante, por algum problema físico inesperado ou falta de manutenção adequada no veículo.

E é justamente nesse momento que as “Rodovias que Perdoam” entra em cena para “perdoar” a falha e minimizar as consequências dos acidentes, visando prioritariamente, salvar a vida de pessoas. Vale destacar que este conceito é considerado nas “Metas Globais de Desempenho para a Segurança no Trânsito – OMS”, e no Plano Nacional de Redução de Mortos e Lesões no Trânsito – PNATRANS/MINFRA. Mais que um simples slogan, o conceito de “Rodovias que Perdoam”, abrange e orienta todas as ações de profissionais envolvidos com a gestão das vias: projeto, construção, operação e manutenção.

A ABSeV – Associação Brasileira de Segurança Viária, congrega as mais importantes empresas ligadas à Segurança Viária no Brasil e tem contribuído enormemente com a difusão das campanhas nacionais e internacionais visando a diminuição dos índices de acidentes rodoviários. Seus associados disponibilizam à engenharia rodoviária nacional produtos e serviços que representam o estado da arte mundial no setor.

Nas laterais das rodovias é comum a existência de obstáculos fixos que constituem verdadeiras “armadilhas” para veículos desgovernados. Dispositivos de Contenção modernos e eficientes, certificados e testados em laboratórios de crash test, são capazes de conter estes veículos e reconduzi-los às pistas em condições seguras - dessa forma “perdoando” falhas que possam gerar acidentes.

A condição ideal de contenção seria uma lateral ampla, plana e livre de obstáculos fixos como árvores, postes não colapsíveis, colunas de pontes, elementos de drenagem, taludes críticos, etc. Dessa forma, mesmo perdendo o controle do veículo, o condutor teria espaço livre seja para uma parada em segurança ou mesmo para recondução do veículo para a pista.

Como essas condições ideais são raras, as defensas metálicas, barreiras de concreto, terminais absorvedores de energia, atenuadores de impacto, entre outros, constituem o último recurso da via para reduzir as consequências dos acidentes, sendo absolutamente fundamentais para reduzir o número de mortos e feridos.  E é exatamente isso que propõe o conceito de “Rodovias que Perdoam”.

Clique aqui assista ao vídeo da campanha.

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